Blog

DICAS

Como combinar roupas

31 DE DEZEMBRO , 1969 / POR:

Como combinar roupas 

Tem dia que bate aquele desespero e drama feminino de olhar para o guarda-roupa e dizer "Não tenho para para vestir", não é mesmo? Toda mulher já passou por isso. Pode parecer até mentira que no meio de todas aquelas peças não haja uma se quer que você possa usar. Por isso, saber como combinar roupas de uma maneira certa pode evitar situações como essas.

Além disso, uma boa combinação pode garantir que seu acervo de vestuário e calçado possa ser muito mais útil! Pensando nisso, elencamos 4 dicas certeiras e objetivas para você otimizar seu guarda-roupa, se vestindo com mais praticidade e estilo! 

A gente acaba caindo na comodidade de colocar uma peça neutra (preta, branca ou cinza, por exemplo), para apostar em um outro elemento com mais cor, não é verdade?

Mas, podemos sair um pouco desta zona de conforto e pensar em misturar diversas colorações em um só look. Quer ver?

 

Círculo Cromático: Harmonizações 

Existe uma ferramenta que pode ajudar bastante nesta aventura colorida: o círculo cromático

Ele é a organização das cores que o olho humano consegue ver. Assim, a partir das cores primárias, vão sendo adicionadas as secundárias e terciárias, em diversas tonalidades e matizes.

Sua divisão fica em cores quentes e frias e ele funciona como um guia para fazermos diferentes combinações entre as colorações e seus tons.

Basicamente, através destas informações, são feitas misturas cromáticas a fim de harmonizar, intensificar ou realçar as cores. São as 3 mais comuns: cores análogas, complementares e triadíacas.

 

Cores Análogas

Nesta combinação, pega-se 1 cor primária e, com o objetivo de harmonizar o look, escolhe-se mais duas colorações que estejam diretamente ao redor da cor primária selecionada. Uma cor será a principal, enquanto as outras serão utilizadas para gerar harmonia.

Assim, de maneira prática, você pode fazer misturas de cores: vermelho, rosa e roxo; amarelo e tons de laranja, azul e tons de roxo, por exemplo. Perceba que, nos looks abaixo, nenhuma das cores se sobressai e a produção fica bem harmônica.

 

Cores Complementares

Neste mix de cores, a ideia é apostar em colorações que estejam diretamente opostas, dentro do círculo cromático. Esta técnica funciona ainda melhor se uma delas for fria e, a outra, quente. A intenção, neste caso é intensificar uma das cores escolhidas.

Assim, você pode misturar violeta com amarelo, rosa com verde, verde com vermelho e, por aí, vai! Note que, na 1ª produção das 2 selecionadas, abaixo, o verde praticamente ficou neutro, para receber a blusa vermelha em destaque. Já na segunda opção, é a vez da blusa em tom violeta dar o ar de neutralidade, para destacar a saia amarela. Ou seja, uma das cores foi intensificada pela outra.

 

Tríade de Cores

Por fim, é hora de vermos a tríade de cores. A ideia, nesta combinação, é usar 3 cores equidistantes dentro do círculo cromático. Ou seja, todas as três têm que ter a mesma distância entre si. Essa mistura causa impacto visual e acaba por realçar todas as cores, de maneira uniforme.

 

Looks Monocromáticos 

Por último, na hora de combinar cores de roupas, uma técnica que funciona muito bem, também, é o uso de variados tons de uma mesma cor – a que chamamos de tom sobre tom.

Outra opção dentro da monocromia é usar a mesma tonalidade em todos os detalhes da produção e ficar, realmente, monocromático. O efeito é bem impactante.

Depois dessas dicas, você já se sente mais inspirada a testar novas misturas e combinações de cores nas suas roupas? Invista!!

compartilhe nas redes sociais